Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 14/02/2024

O que o Simecs oferece ao associado?

Conheça tudo que o Simecs oferece ao associado. Entenda mais sobre como funcionam os benefícios e convênios.

O Simecs, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região atua como um hub da indústria.

O associado é o centro de todas as ações e tem à disposição uma série de ações como eventos, palestras, networking, serviços e convênios. 

Buscando assim, reduzir os custos e facilitar o desenvolvimento de negócios entre as empresas associadas.

 

Como funciona o Simecs?
 

O Simecs, com mais de 65 anos de história, é uma das maiores entidades sindicais patronais do sul do país no seu segmento.

Com sede em Caxias do Sul e abrangência em outros 17 municípios da Serra Gaúcha, está instalado em uma das regiões que mais crescem no Brasil, representando mais de 4.500 empresas de pequenas, médio e grande porte.

Também atua fortemente na realização de ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando a cooperação para aumentar a competitividade sistêmica e empresarial, além de fomentar os negócios das indústrias da região no mercado internacional.

São 71 mil postos de trabalho e um faturamento anual na ordem de R$ 50 bilhões. Confira como funciona o Simecs.


Quais projetos o Simecs desenvolve?
 

O Simecs desenvolve projetos com o objetivo de transformar a região por meio da promoção de mudanças tecnológicas e sociais, desenvolvendo as indústrias. 

Parcerias estratégicas são firmadas para ampliar o impacto das nossas ações, auxiliando nossos associados em diversas áreas, como a financeira, de capacitação e tecnológica. 

Confira os principais projetos que o Simecs desenvolve:


Eventos Simecs
 

O Simecs promove eventos que possibilitam oportunidades de negócio entre os associados. Além de aprimorar o conhecimento sobre diferentes áreas como:

  • Gestão
  • Liderança
  • Marketing
  • Processos industriais
  • Qualificação de jovens aprendizes, entre outros.

Atualmente, nossa agenda conta com eventos para networking com diferentes focos, entre eles:

  • Papo com especialistas
  • Conexão Tendências
  • Reunião Jantar
  • Simecs Conecta
  • Transforma
  • Diálogos com Gigia Bandera

Os eventos são uma oportunidade para que os associados se atualizem com temas como inteligência artificial, atualização de leis trabalhistas, além de oportunidades de negócio para o setor metalmecânico e outros mercados.

Outro ponto a ser destacado é que durante os eventos muitos associados fecham negócios e tem a oportunidade de mostrar seu produto para outras empresas e assim, aumentar a carteira de clientes e fornecedores.


O Simecs oferece algum tipo de assessoria?
 

O Simecs procura atender, de forma abrangente, as necessidades de suas empresas associadas oferecendo uma ampla gama de serviços de orientação e suporte para o desenvolvimento das atividades das organizações.

As assessorias são gratuitas para empresas que estejam em dia com as suas contribuições.

Confira quais assessorias estão disponíveis:


Assessoria de Direito do Trabalho
 

O serviço disponibilizado, custeado pelo Simecs, prevê o atendimento no âmbito da Justiça do Trabalho, mediante a elaboração e ajuizamento de:

  • Contestações
  • Recursos e audiências nas Reclamatórias Trabalhistas
  • Ações de consignação em pagamento


Assessoria de Segurança do Trabalho
 

O Simecs disponibiliza às suas empresas representadas, serviços de assessoria nesta importante área, a qual vem exigindo crescente atenção e cuidados por parte de todas as organizações.

Modo de Atuação:

  • Orientação para atendimento legal, notadamente quanto ao cumprimento das NR 1 - Orientações Gerais (ordem de serviço), NR 5- CIPA (pessoa designada) NR - Equipamentos de Proteção Individual (condições de fornecimento, controle), NR 7 - PCMSO (exames médicos), NR 9 PPRA - (Levantamento de Riscos e Planos de execução), NR 12 - Proteção de Máquinas e Equipamentos; NR 15 - Trabalho em condições Insalubres; NR - 16 - Trabalhos e Operações Perigosas; NR 17 - Ergonomia;
  • Orientação quanto à prevenção de enquadramentos indevidos pela Previdência Social (NTEP - Nexo Técnico Epidemiológico);
  • Orientação para melhoria da taxação da taxa do RAT - Riscos Ambientais do Trabalho, via atuação sobre FAP;
  • Apoio à SIPAT;
  • Orientação para a regularização do PPCI junto ao corpo de bombeiros.


Assessoria de Direito Civil/Empresarial
 

O Direito Civil tem como objetivo estabelecer os parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas físicas e jurídicas.

Por isso, estabelece as condições em que os membros de uma comunidade podem relacionar-se, nos mais variados sentidos.

Já no Direito Empresarial regulam-se as relações das pessoas jurídicas para com seus sócios e terceiros; suas formações e relações contratuais que regulamentam suas atividades.


Assessoria Tributária
 

A assessoria tributária tem como intuito discutir assuntos atuais e pertinentes ao setor, juntamente com a Comissão Tributária, como alterações de legislação, orientando os associados sobre as principais mudanças do setor.


Assessoria de Meio Ambiente
 

A Assessoria de Meio Ambiente visa orientar as empresas associadas nas questões ambientais, como alterações de legislações e normas ambientais existentes para que as atividades e projetos sejam aplicados conforme determina a lei. 

São atribuições da Assessoria de Meio Ambiente:

  • Orientar os associados do SIMECS nas questões de meio ambiente;
  • Discutir soluções para problemas ambientais na indústria;
  • Difundir boas práticas de gerenciamento ambiental;
  • Identificar e difundir para as empresas do SIMECS tecnologias de destinação final segura para resíduos industriais, de tratamento de efluentes e emissões atmosféricas


Quais os convênios que o Simecs oferece aos associados?
 

O Simecs tem parcerias com diferentes empresas para que os associados tenham condições especiais para impulsionar o seu negócio e proporcionar bem-estar aos funcionários.


Sicredi
 

O Sicredi e o Simecs têm uma parceria de sucesso que vem auxiliando os mais de 4.000 associados com vantagens exclusivas.

O associado Simecs tem isenção ou valores diferenciados em cestas de relacionamento, pagamentos, cartão de crédito e débito, emissão de boletos e linhas de crédito.

A Sicredi Pioneira atende as empresas localizadas em Caxias do Sul e a Sicredi Serrana, os demais municípios da base de abrangência do SIMECS.

Confira abaixo os detalhes dessa parceria que oferece condições especiais em crédito, investimentos e serviços financeiros, adicionais aos já praticados pela cooperativa.

 

Gestão Integral em Saúde da Humana Saúde Sul 
 

O Simecs em parceria com o Humana Saúde Sul, disponibiliza para as empresas o modelo de gestão integral de saúde, atendendo as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.

A Humana Saúde Sul entende que não é possível desvincular saúde assistencial e ocupacional, que estão intrinsicamente ligadas.

Nesse sentido, a operadora consegue oferecer uma solução completa que integra as duas áreas com informações no sentido de construir uma parceria que busque potencializar os investimentos em saúde e reduzir os custos com o tratamento de doenças que poderiam ser prevenidas.

A parceria da Humana Saúde Sul com o SIMECS fortalece o modelo de gestão ampla e focada no beneficiário, num momento em que a operadora anuncia nova expansão, buscando soluções e inovações que garantam mais vida e saúde.


Outras parcerias

  • Dell: desconto exclusivo em produtos de informática. 
  • Cartório de Protestos: resolve inadimplências com facilidade.
  • LGPD: proteja sua empresa e esteja em conformidade com à lei.
  • Claro: planos diferenciados para associados.
  • Sodexo: benefícios para seus colaboradores. 


Para uma indústria mais competitiva, conte conosco!

Mantenha suas contribuições em dia e usufrua de todos os benefícios que o Simecs tem para a sua empresa.

 

SUBIR