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Artigos 15/03/2024

Educação ambiental na indústria: Desafios e Oportunidades

Bons resultados ambientais são atingidos quando há atuação coletiva. Leia o texto produzido por Juliana Zardo, membro da Comissão de Meio Ambiente

Bons resultados ambientais são atingidos quando há atuação coletiva, seja em grande ou pequena escala, como em casos da gestão pública de uma cidade de milhões de habitantes, seja nas nossas residências, nos nossos núcleos familiares.

E, como em qualquer outro aspecto da existência humana, há um elo importante que une a ação e o bom resultado: o conhecimento que, nesse caso, trataremos como Educação Ambiental.

A Educação Ambiental é conceituada pela Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 como:

“os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”


Trazendo para a realidade da nossa região, que é o segundo maior polo metalmecânico do Brasil, é possível afirmar que a educação ambiental desempenha um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para a redução do impacto ambiental e auxiliando no cumprimento das regulamentações ambientais.

Podemos elencar ainda mais benefícios relacionados a essa temática:

  • Conscientização/sensibilização dos funcionários: a educação ambiental fornece insumos para que os funcionários tenham maior compreensão sobre a importância da conservação ambiental e os impactos que suas atividades causam, bem como no desenvolvimento de boas práticas operacionais;
  • Integração da sustentabilidade na cultura corporativa: estimula o desenvolvimento de uma mentalidade de responsabilidade ambiental em todos os níveis da organização;
  • Inovação e Melhoria Contínua: a educação ambiental de forma ativa nas empresas pode estimular a busca por soluções criativas e mais sustentáveis através da inovação e da melhoria contínua;
  • Engajamento com as partes interessadas: é possível extrapolar os limites da empresa, envolvendo outras partes interessadas como a comunidade, fornecedores, clientes, gerando a compreensão compartilhada dos desafios ambientais e atuação de forma conjunta.


Apesar dos nítidos benefícios da educação ambiental na indústria, existem alguns desafios que podem dificultar sua implementação eficaz, pois é importante considerar que o ambiente operacional ao qual as empresas estão inseridas. Aqui estão alguns desses desafios:

  • Resistência cultural e organizacional: ambientes operacionais sofrem pressões econômicas e alta competitividade, podendo impedir ou limitar a ação voltada às questões ambientais, que por vezes é vista apenas como uma atividade onerosa e sem retorno;
  • Barreiras regulatórias e legais: há uma grande complexidade na legislação ambiental do país, além de constantes mudanças, dificultando a interpretação e aplicação dessas regulamentações no dia a dia;
  • Obstáculos de comunicação: transmitir efetivamente a importância da educação ambiental e suas razões pode ser um desafio. A comunicação realizada de forma inadequada pode gerar falta de engajamento e pouco entendimento;
  • Avaliação e monitoramento: medir o impacto das iniciativas de educação ambiental e acompanhar o seu progresso nem sempre é uma tarefa fácil, pois não há métricas claras sobre o resultado dessas ações.


Apesar dos desafios, é preciso enxergar o “copo meio cheio”, pois se existem barreiras, existem oportunidades na mesma proporção.

A educação, em qualquer meio que aplicada, traz vantagens e com a educação ambiental não é diferente.

A seguir estão apresentadas algumas abordagens que podem ser aplicadas na rotina para que a cultura ambiental seja fortalecida:


Treinamento e capacitação podem acontecer de diversas formas, como:

  • Workshop, palestras e fóruns realizados por profissionais da empresa ou parceiros externos;
  • Visitas de benchmarking;
  • Apresentação/divulgação dos resultados ambientais e das práticas que mais geraram resultado para toda a organização;
  • Realização da Semana do Meio Ambiente – palestras, cursos, atividades diversas;
  • Celebração de datas alusivas ao meio ambiente – Dia da Água, Dia da Árvore, dia Mundial do Meio Ambiente, entre outros;
  • Cursos in company, cursos online.


Campanhas de conscientização são uma forma de engajamento rápido e fácil. Podem ser campanhas relacionadas a coleta de materiais para reversão em benefícios sociais como: coleta de tampinhas; coleta de óleo de cozinha usado e posterior destinação para fabricação de sabão; ponto de coleta de blister de medicamentos. Podem também ser voltadas a ações internas com foco em economia de energia, redução na geração de resíduos, redução das sobras de alimentos em restaurantes, entre outras.


Programas de recompensas e reconhecimento: se a empresa possui algum tipo de Programa de Ideias, é possível realizar um ciclo temático, onde os funcionários são estimulados a contribuir com ideias voltadas ao meio ambiente. É possível também lançar desafios em setores que possuem situações mais críticas como alta geração de resíduos, criando programas de recompensa baseado nos resultados em um determinado período monitorados através de indicadores absolutos e relativos.


Projetos de sustentabilidade: envolver os diferentes níveis e setores da empresa para que sejam tratadas iniciativas como: eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, reaproveitamento de materiais.


Outra ótima prática de reconhecimento é a divulgação de conquistas alcançadas, reforçando a cultura de sustentabilidade através da celebração e destaque.


A educação ambiental nas empresas desempenha um papel muito importante, pois desperta a consciência para que cada funcionário tenha condições de buscar boas soluções para problemas ambientais que ocorrem no seu cotidiano.

É importante salientar que esse conhecimento alcança áreas ainda maiores que os limites da empresa, uma vez que o conteúdo absorvido pode ser praticado na sociedade e nos seus lares, criando um ciclo virtuoso.

Implementar essas práticas de educação ambiental na indústria também pode resultar em benefícios tangíveis, como redução de custos, melhoria da reputação da empresa e maior engajamento dos funcionários e parceiros de negócio.

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