Na 42ª rodada definitiva do modelo de Distanciamento Controlado, divulgada no final da tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, pelo Governo Estadual, a Serra Gaúcha foi classificada com bandeira preta, com a vigência de 23.02 a 1º.03.
Porém, após ouvir associações regionais, prefeitos e entidades, o Gabinete de Crise decidiu manter o sistema da cogestão regional. Assim, as regiões em bandeira preta que aderiram ao sistema compartilhado podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira vermelha, de acordo com o modelo de cogestão vigente.
Leia na íntegra o modelo de cogestão Serra →
Dessa forma, a região permanece seguindo os protocolos da bandeira vermelha, em que as indústrias representadas pelo SIMECS deverão passar a operar com no máximo 75% de trabalhadores presentes no turno (respeitando o teto de ocupação do espaço físico, ou máximo de pessoas suportadas).
Para realizar o cálculo, é preciso analisar a lotação máxima presente no alvará do PPCI e, em cima desse número, realizar o cálculo dos 75%. Esse número final será o total de trabalhadores que poderão atuar presencialmente.
Vale também reforçar a atenção quanto a questões como reuniões e eventos, formação de filas seja em refeitórios ou nas entradas e saídas dos turnos e aglomerações nas instalações da empresa. Confira as porcentagens:
Outra definição do governo é o aumento do período da suspensão das atividades. Assim, ela passa a valer das 20h às 5h, a partir desta terça-feira, 23/02 até o início da manhã do dia 2 de março. As exceções são para atividades essenciais e para a indústria.
Essa decisão serve como alerta para os cuidados que precisamos ter em reforçar os protocolos de saúde e segurança. Para que possamos minimizar os impactos da Covid-19, precisamos, mais do que nunca, seguir as orientações das autoridades de saúde e cumprir minuciosamente os protocolos de segurança dentro de nossas empresas.
Veja o Modelo de Distanciamento Controlado com as Medidas Emergenciais
Modelo de Distanciamento Controlado →
Reforçamos que todos os protocolos referente a COVID-19 devem ser mantidos e seguidos rigorosamente. Para mais informaçõe acesse: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/