Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Espaço do Associado 21/10/2025

Trabalho voluntário de colaborador da Eaton garante doações para duas instituições em Caxias do Sul.

Premiação internacional destaca colaborador e fortalece iniciativas sociais e de proteção animal na cidade.

A Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia, reconheceu o colaborador Samir Sabino de Carvalho, da unidade da empresa em Caxias do Sul, com o prêmio global James Stover, iniciativa da companhia que valoriza colaboradores voluntários em todo o mundo. Além do reconhecimento, Samir destinou uma doação de 5 mil dólares para duas instituições nas quais atua como voluntário: o Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d’Arc e o Instituto Patinhas.

Ao longo dos últimos anos, Samir organizou trilhas e eventos off-road para arrecadar fundos, além de ações de rapel solidário e mobilização de redes de contatos, sempre com o objetivo de fortalecer iniciativas sociais e ampliar a ajuda às comunidades locais. Essas atividades se traduziram em apoio direto a famílias em situação de vulnerabilidade e também em cuidados para animais resgatados.

“O Samir é uma pessoa extremamente generosa, prestativa e que realmente faz a diferença no mundo. Seu trabalho voluntário tem sido de grande importância para o Joana d’Arc. Mesmo antes de sua indicação ao prêmio, ele já nos auxiliava ativamente, promovendo a arrecadação e entrega de donativos à nossa instituição. A manutenção dos nossos atendimentos e o funcionamento da entidade dependem crucialmente do apoio voluntário. É motivo de gratidão e muito orgulho contar com alguém tão engajado e solidário em nossas ações”, afirma Vanessa Lóra, 1ª Tesoureira do Instituto Joana d’Arc.

A importância do trabalho voluntário é compartilhada por Letícia Antonelli, vice-presidente do Instituto Patinhas, que afirma que “o trabalho voluntário do Samir tem sido de enorme importância para nós. Ele não apenas dedicou tempo e energia à nossa causa, mas trouxe consigo um olhar sensível e humano, lembrando a todos que os animais também merecem cuidado, proteção e dignidade. Essa dedicação individual tem reflexos imensos na nossa missão e inspira outros a se engajarem”.

Para as instituições beneficiadas, a doação representa não apenas recursos financeiros, mas também o reconhecimento da importância do trabalho voluntário.


Sobre a doação para a instituição, Vanessa Lóra explica que “mais do que o valor financeiro, esta doação representa um reforço fundamental para nossa missão. A doação será parcialmente utilizada para custear um passeio de final de ano. O objetivo principal dessa iniciativa é expandir o horizonte das crianças, demonstrando que, apesar de estarem inseridas em uma comunidade com inúmeras vulnerabilidades, elas também fazem parte ativa da sociedade. Queremos inspirá-las, provando que, através da dedicação aos estudos, elas podem mudar sua realidade e alcançar grandes conquistas”.

Letícia Antonelli, do Instituto Patinhas, complementa: “a doação vinculada ao Prêmio James Stover terá um impacto direto e profundo na vida dos animais que acolhemos. Muitas vezes lidamos com situações de abandono, maus-tratos e urgências veterinárias que exigem recursos imediatos. Esse apoio financeiro representa não apenas a possibilidade de salvar vidas, mas também um sinal de reconhecimento de que a causa animal tem relevância social”.

A Eaton tem o voluntariado como uma de suas prioridades em responsabilidade social, incentivando seus colaboradores a se envolverem com causas locais.


“O reconhecimento ao Samir reforça como a dedicação individual pode gerar impactos coletivos muito significativos. O voluntariado é uma forma de criar conexões verdadeiras com a sociedade, fortalecendo vínculos e promovendo transformação social, um dos compromissos da Eaton”, comenta Ronaldo Rodrigues, gerente de EHS da Eaton em Caxias do Sul.

“É igualmente inspirador ver uma empresa como a Eaton incentivando atitudes assim, apoiando iniciativas que vão além das fronteiras tradicionais da responsabilidade social. Ao valorizar ações de colaboradores que fazem o bem, como o Samir, a empresa mostra sensibilidade e compromisso em promover mudanças reais, fortalecendo não só a causa animal, mas toda a comunidade”, conclui Letícia Antonelli, vice-presidente do Instituto Patinhas.


Texto redigido por EATON Corporation

A Eaton é uma empresa de gerenciamento inteligente de energia dedicada a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas no mundo todo. Fabricamos produtos para os mercados de data centers, serviços públicos, industriais, comerciais, de construção de máquinas, residenciais, aeroespaciais e de mobilidade. Somos guiados pelo nosso compromisso de fazer negócios corretamente, operar de forma sustentável e ajudar nossos clientes a gerenciar a energia – hoje e no futuro. Ao capitalizar as tendências globais de crescimento da electrificação e da digitalização, estamos acelerando a transição do planeta para fontes de energia renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo e a construir uma sociedade mais sustentável para as pessoas de hoje e para as gerações futuras.

Fundada em 1911, a Eaton tem evoluído continuamente para atender às necessidades em constante mudança e expansão dos nossos stakeholders. Com receitas de quase US$ 25 bilhões em 2024, a empresa atende clientes em mais de 160 países. Para mais informações, visite www.eaton.com. Siga-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram

SUBIR