Presidente 2026-2028, Paulo Scopel, quer aumentar representatividade da entidade e fortalecer os núcleos regionais.
Com a presença de convidados de toda a região, incluindo o presidente da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) Claudio Bier, de entidades da região e prefeitura, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) deu posse à nova diretoria na tarde desta quarta-feira (28/01). O presidente, Paulo Joel Scopel, da Inova Indústria de Matrizes, estará à frente do SIMECS até 2028. Ele sucede a Ubiratã Rezler, da indústria Rezler. Com Scopel estarão os vices Administrativo-Financeiro, Cíntia Buzin (Metalúrgica Buzin); de Relações de Trabalho, Caio Marcelo Doi (Marcopolo), e o vice de Relações Institucionais, Gustavo Souto Polese (Randoncorp).
Em seu discurso de despedida, Rezler mencionou que só mesmo a força do associativismo seria capaz de reunir tanta representatividade em um mesmo espaço. Bira referia-se aos convidados, em sua maioria dirigentes de outras entidades, autoridades expressivas de Caxias e Região e associados que construíram a história do Simecs, como um dos fundadores da Susin Francescutti, João Francescutti, de 99 anos. Francescutti integrou a última gestão fazendo parte do Conselho Superior do Simecs e fez questão de estar presente para despedir-se de Bira e dar as boas vindas a Paulo Scopel.
Emocionado, Bira agradeceu a todos que tiveram participação em sua trajetória na presidência do Simecs, mas a voz ficou mesmo embargada ao citar e agradecer os três vice-presidentes com quem conduziu a Gestão 2023-2025: Ruben Bisi, de Relações Institucionais, Gustavo Souto Polese, vice-presidente Administrativo-Financeiro e Antônio Medeiros, vice de Relações Trabalhistas. “Aprendi muito com cada um e certamente não teria chegado onde estou, sem vocês” - disse. Em seguida, o Simecs homenageou todos os diretores da gestão 2023-2025 com uma placa em agradecimento ao trabalho desenvolvido nos três anos de gestão.
Homenagem aos ex-presidentes:
Durante a solenidade foi lançada a Medalha José Ariodante Mattana que foi entregue aos ex-presidentes presentes: Reomar Slaviero (Gestão 2016/2019); Paulo Spanholi (2019/2022) e Ubiratã Rezler (2023-2025). A honraria remete ao fundador do sindicato, que, com seu espírito empreendedor, fundou a entidade em 1957.
Na sequência, o novo presidente falou sobre trabalho e desafios futuros. Paulo Scopel destacou o orgulho que sente pela oportunidade de liderar uma entidade como o SIMECS, que representa um dos maiores polos metalmecânicos do Estado e do Brasil. Ele também citou o orgulho por sua trajetória pessoal ligada ao setor – a formação no SENAI e a atuação por 35 anos no segmento da ferramentaria. “Sou ferramenteiro de formação e de coração”.
Em sua fala, estabeleceu que “representatividade” será a palavra-chave da Gestão e que um dos pontos importantes será o fortalecimento e a ampliação dos núcleos regionais da entidade. Scopel reforçou ainda a importância de trabalhar pelo fortalecimento da entidade, impulsionando a competitividade das indústrias. Outro ponto que merecerá atenção especial da nova diretoria é o projeto Escola do Amanhã, cujas atividades devem ser ampliadas para cidades da região a partir deste ano. Iniciativas futuras, como a realização da ENOVA, a Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência, que vai ocorrer de 7 a 9 de abril de 2027 também estão entre os destaques. “Teremos agora o desafio de desenvolvê-la ainda mais”, afirmou, lembrando que a feira é parte de um conjunto de estratégias do SIMECS em apoio à sustentabilidade e transição energética do setor, a partir de investimentos em novas tecnologias e processos.
Quem são o novo presidente e vices do Simecs:
A nova diretoria:
Diretor-presidente – Paulo Joel Scopel (Inova Indústria de Matrizes)
Diretor vice-presidente Administrativo e Financeiro – Cíntia Buzin (Metalúrgica Buzin)
Diretor vice-presidente de Relações de Trabalho – Caio Marcelo Doi (Marcopolo)
Diretor vice-presidente de Relações Institucionais – Gustavo Polese (Randoncorp)
Conselho de Diretoria – Ruben Antônio Bisi (Marcopolo)
Conselho de Diretoria – Rogério De Antoni (Hyva do Brasil)
Conselho de Diretoria – Luiz Carlos Possa (Tramontina Farroupilha)
Conselho de Diretoria Suplente – Guilherme Toigo Poletti (Metalform Formas em Metal)
Conselho de Diretoria Suplente – Rudinei Suzin (Inova Sistemas Eletrônicos )
Conselho de Diretoria Suplente – Mário Pontalti (Mebrafe Instalações e Equip.)
Conselho de Diretoria Suplente – Manoela Baldissera Amantino (E.R. Amantino Ind. Metalúrgica)
Conselho de Diretoria Suplente – Shirley Carniel (Fábrica de Máq. Almeida)
Conselho de Diretoria Suplente – Ezequiel Broilo (Telasul Ind. Móveis)
Conselho de Diretoria Suplente – Cristiano Mesquita da Silva (Progás Ind. Metalúrgica)
Conselho Fiscal Titular – Rogério Vacari (Agrale)
Conselho Fiscal Titular – Ricardo Letti Borghetti (Borghetti – Tubos e Sist. Automotivos)
Conselho Fiscal Titular – Raul Adami (L.A. Ind. Metalúrgica)
Conselho Fiscal Suplente – Edson D'arrigo (Intral)
Conselho Fiscal Suplente – Eduardo Lazzarotto (Susin Francescutti)
Conselho Fiscal Suplente – Francis Borelli dos Santos (Metalli Aços Especiais)
Delegado Representante junto à Fiergs Titular – Gustavo Polese (Randoncorp)
Delegado Representante junto à Fiergs Titular – Ruben Bisi (Marcopolo)
Delegado Representante junto à Fiergs Suplente – Ubiratã Rezler (Rezler Ind. Chavetas e Usinados)
Delegado Representante junto à Fiergs Suplente – Paulo Joel Scopel (Inova Indústria de Matrizes)