O SIMECS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região foi fundado no dia 25 de novembro de 1957, nascido da associação das indústrias regionais. Hoje, com mais de 65 anos de história, é uma das maiores entidades sindicais patronais do sul do país no seu segmento.
Com sede em Caxias do Sul e abrangência em outros 17 municípios da Serra Gaúcha, o SIMECS está instalado em uma das regiões que mais crescem no Brasil, representando mais de 4.500 empresas de pequenas, médio e grande porte.
O trabalho do SIMECS ganha uma dimensão extraordinária para o progresso da região: são 71 mil postos de trabalho e um faturamento anual na ordem de R$ 50 bilhões. Graças às atividades desenvolvidas por nossas organizações, em diversas frentes de atuação econômica e social, o PIB total dos municípios abrangidos pelo Sindicato está situado entre os mais altos de todo o Estado.
Um dos principais focos do SIMECS é atuar como agente impulsionador da competitividade das indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região.
O novo posicionamento assumido pelo SIMECS, somado a atuação em rede e de forma colaborativa, reforça a atuação de protagonismo da entidade como força propulsora para a competitividade da indústria de Caxias do Sul e região.
O SIMECS atua com ética e transparência, princípios que sempre regeram sua conduta, tendo sempre o associado no centro de todas as ações.
A inovação, que já está presente no em nosso dia a dia, passa a ser indispensável. Sabemos que a inovação contribui para o desenvolvimento das nossas indústrias e, consequentemente, da nossa região.
O SIMECS também atua fortemente na realização de ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando a cooperação para aumentar a competitividade sistêmica e empresarial, além de fomentar os negócios das indústrias da região no mercado internacional.
Perfil do SIMECS
Total de Municípios abrangidos: 17
Empresas representadas: 4,5 mil
Total de postos de trabalho: 71 mil
Câmaras Setoriais representadas:
Automotiva, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Ferramentaria, Móveis e acessórios e Alimentos e Bebidas
Faturamento do segmento em todos os municípios da base: R$ 50 bilhões
Apresentação
Estatuto 1970 com Registro MTE