Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 12/03/2024

Diálogos Gigia Bandera lota auditório do Simecs

Com a temática “Mulheres impulsionando a indústria” convidadas destacaram a importância da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.

Associadas do Simecs e pessoas da comunidade lotaram o auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região na última quinta-feira (07/03) para prestigiar o evento Diálogos Gigia Bandera, realizado em comemoração ao Dia da Mulher.
 

Com o tema “Mulheres impulsionando a indústria”, as convidadas Francine Steffenello, Gerente de Produção para processos de solda na John Deere, de Horizontina, Aline Zini Backes, Diretora de Operações do Grupo Sazi e Vera Lucia Favaron, Gerente Administrativa da empresa Qualisteel, apresentam ao público cases de sucesso de suas empresas e falaram sobre a rotina das mulheres em um ambiente que ainda é considerado bastante masculino. O encontro foi mediado por Shirley Carniel, da Fábrica de Máquinas Almeida.
 

Na abertura do encontro, o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, lembrou da criação do Núcleo de Mulheres e das ações que vêm sendo feitas para que as mulheres se sintam cada vez mais integradas à entidade. “A mulher não está para complementar as ações do homem, ela tem um papel único e fundamental e deve ocupar todos os espaços” - disse.
 

Francine Steffenello apresentou o case da John Deere que trata de Diversidade, Equidade e Igualdade. “Somente se tratarmos desses três temas, vamos ter ambientes melhores nas indústrias. Nós pensamos a questão da mulher, pois muita coisa ainda precisa ser feita para abrir espaço”. Francine também salientou a importância de se trabalhar na base da educação, mostrando às meninas e jovens mulheres que elas podem ter chances se vierem a se aproximar de áreas como tecnologia, inovação e engenharias. “ Elas precisam estudar cursos certos e estarem preparadas para as oportunidades” - afirmou. Ela aconselhou as mulheres a passarem por diferentes setores da indústria e sempre buscarem qualificação.
 

Entre várias reflexões, Aline Zini Backes, Diretora de Operações do Grupo Sazi, salientou a importância da rede de apoio que as mulheres acabam precisando para poder desenvolver suas funções com maior tranquilidade, pois o cuidado com os filhos, casa e família ainda recai sobre elas.


Vera Lucia Favaron, Gerente Administrativa da empresa Qualisteel, de Nova Prata, falou sobre a importância das mulheres não se cobrarem perfeição o tempo todo. “Somos seres humanos, não somos supermulheres”. Para ela, o importante para evoluir na carreira e conquistar o respeito de todos é trabalhar com o que se gosta. Dessa forma, ela acredita que a busca pela qualificação é natural e o sucesso também acaba sendo uma consequência.
 

O evento Diálogos Gigia Bandera reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Simecs. Na oportunidade, o Simecs lançou o curso Sinapses, que terá 20 vagas, voltadas a mulheres que atuam nas empresas associadas. O objetivo do curso é desenvolver lideranças femininas na indústria.  

SUBIR