Associe-se!
Artigos 09/12/2020

Saúde Ocupacional ganha novo e moderno espaço no Complexo Fátima Saúde

Empresas tornam-se protagonistas do novo normal, em que a gestão da saúde é ainda mais vital para garantir qualidade de vida e produtividade

Investir na gestão da saúde tornou-se premissa de sucesso às empresas diante de um cenário descortinado pela pandemia da Covid-19.
Em um momento em que os empreendimentos foram colocados diante de um de seus maiores desafios trazidos pelo coronavírus, que deixou 2020 em compasso de pausa, a saúde confirmou-se o bem mais precioso das famílias e do mundo corporativo.


Dessa forma, no pós-pandemia (ou em meio a ela), as corporações precisaram se reinventar e dar atenção especial a seu maior patrimônio: o capital humano, primando pela sua qualidade de vida.
Nesse sentido, nascem parcerias, nascem estratégias, nascem projetos coletivos. Um deles que brota em meio a um momento de ressignificação corporativa é a aliança recentemente firmada entre o Fátima Saúde e o SIMECS, propiciando um novo conceito em gestão integral da saúde. É a fusão, na prática, de algo indissociável na vida real: a medicina assistencial com a medicina do trabalho.


Para dar vazão a esse novo capítulo em sua história, amparada por parcerias de ponta, o Fátima Saúde reformulou seu departamento de vendas, trabalha na atualização de sua ferramenta exclusiva que mapeia a saúde e o perfil epidemiológico da população e que permite táticas assertivas de promoção da saúde nas empresas, e ampliou a sua estrutura de atendimento e acolhimento.


Primeiro, com a inauguração, em setembro, do novo Centro da Criança, num projeto de primeiro mundo, focado na excelência nos mínimos detalhes. E, agora, em novembro, com mais uma novidade: o novo espaço da Medicina Ocupacional, deslocada para o primeiro andar do Complexo Fátima Saúde, no coração de Caxias, em área reformada e modernizada, num prédio histórico de mais de 80 anos que surgiu tendo a saúde no seu DNA.


Com a reestruturação e a mudança de localização dentro do complexo, o setor destinado à Medicina Ocupacional ganhou reforço de espaço, tendo como diferenciais um ambiente mais amplo e acolhedor, além de acesso independente e exclusivo. O número de consultórios de atendimento clínico para acompanhamento de trabalhadores foi expandido para cinco.

Um grande atrativo na proposta do Fátima Saúde é a integração de todos os serviços de diagnóstico no mesmo prédio, incluindo os laboratórios Alfa e Vero Dellaudo, facilitando e otimizando os atendimentos. Essa mudança e projeção da Medicina Ocupacional (ou do Trabalho) denota a importância que esse assunto representa tanto no contexto do Fátima Saúde quanto no das empresas parceiras e seus beneficiários.

“Trabalhamos de forma incansável com foco na gestão da saúde, em que a medicina ocupacional atua de maneira integrada à medicina assistencial, gerando dados e possibilitando uma atuação compartilhada entre empresa e operadora para a promoção efetiva da saúde das pessoas”, salienta Roberto Zottis, diretor geral do Fátima Saúde.

Diferenciais da nova área destinada à Medicina Ocupacional:

• Ambiente amplo e acolhedor;
• Modernização do atendimento;
• Ampliação do número de consultórios de atendimento clínico;
• Criação de um espaço colaborativo, para engenheiros e médicos atuarem em conjunto, pensando no coletivo das empresas, com foco em gestão da saúde;
• Agilidade no atendimento, com a criação da área de acolhimento;
• Atendimento clínico otimizado, proporcionando maior foco na gestão da saúde;
• Equipe administrativa integrada com a área técnica;
• Todos os serviços de diagnóstico no mesmo prédio, facilitando e otimizando os atendimentos;
• Entrada exclusiva para clientes da Medicina Ocupacional.

Investir em saúde, uma questão central e estratégica

Por que investir em saúde torna-se vital na nova engrenagem econômica?


Porque uma empresa que pretenda se consolidar no mercado precisa de uma equipe de profissionais altamente qualificados, mas mais do que isso: saudáveis.
Nesse sentido, torna-se preponderante o investimento em prevenção e não apenas em tratamento quando as doenças vierem a surgir.


Para ser mais assertivo em campanhas e em formas de garantir que os exames preventivos sejam de fato realizados e zelar pela qualidade de vida dos trabalhadores (com isso, gerando maior produtividade e menos gastos com afastamentos e ausências por doenças), as empresas precisam conhecer a saúde de seus colaboradores, ter dados estatísticos sobre a epidemiologia de suas equipes, comparar as informações com gráficos de outras companhias e do setor em geral.

Saber quais setores são os maiores alvos de certas patologias e entender a razão. Se as equipes, por exemplo, estiveram com altos índices de problemas como hipertensão, obesidade, diabetes, uma técnica simples, porém efetiva, talvez seja melhorar o cardápio no refeitório, trabalhar com o auxílio de nutricionistas e buscar ajuda da equipe de psicologia.


Contudo, todo esse protagonismo empresarial só é possível a partir de uma gestão em saúde compartilhada, em que o empresário possa atuar em parceria com a operadora de plano de saúde. Exemplo disso é o projeto inovador oferecido pelo Fátima Saúde, que tem como o mais recente aliado o SIMECS, entidade que representa a maior força econômica industrial da Serra, agregando mais de 3,3 mil empresas.

Não por menos, o diretor geral do Fátima Saúde enaltece que “a parceria recentemente materializada demarca um novo e diferenciado modelo para a gestão integral da saúde dos funcionários, oferecendo respostas adequadas para a sustentabilidade do setor”.

Parceria entre o Fátima Saúde e o Simecs propicia:

  • Plataforma integrada entre a Medicina Assistencial e a Medicina Ocupacional para o mapeamento da epidemiologia da população para análise e execução de ações de prevenção e promoção da saúde;
  • Protagonismo do empregador (financiador) para resolver os problemas do modelo antigo, em que os dados são fragmentados e desintegrados, o que impossibilita ações mais efetivas para a qualidade de vida dos funcionários, menos afastamento ocupacional e a busca por custos mais aceitáveis;
  • Condições de preços mais acessíveis em todos os produtos disponibilizados na parceria quando comparados às tabelas atuais de vendas.

Força propulsora na retomada da indústria

A parceria entre o Fátima Saúde e o Simecs representa a criação de uma força propulsora em um momento em que o setor metalmecânico encontra velocidade de retomada após o pico de insegurança gerado pela pandemia.


Pesquisa realizada entre 21 de setembro e 9 de outubro aponta que quase 60% das indústrias metalmecânicas da Serra identificaram aumento da demanda, resultado três vezes maior do que o levantamento anterior, de agosto.


Essa melhora expressiva na indústria foi diagnosticada pelo Levantamento de Dados do Simecs, com a participação de 218 empresas, dos 17 municípios representados pela entidade.


O percentual de empresas do setor que registraram alta do faturamento também subiu de 14% para 51%, evidenciando que a retomada começou e o momento é de buscar estratégias inteligentes com vistas ao crescimento sustentável dos negócios e a manutenção dos talentos, primando sempre pela saúde e pelo bem-estar.

“Os resultados refletem que as empresas estão em ritmo de retomada gradual das atividades, mesmo em meio ao cenário desafiador. Devemos seguir atentos aos protocolos de saúde recomendados, para que possamos continuar nessa crescente. Dessa forma, conseguiremos conciliar a recuperação da economia da nossa região e o cuidado com a saúde de toda a população, sem correr riscos de regredirmos”, destaca o presidente do Simecs, Paulo Spanholi.

CONVÊNIOS DE EXCELÊNCIA COM:

  • Quatro hospitais em Caxias do Sul, além de estrutura de atendimento na região
  • Laboratórios Alfa e Vero Dellaudo
  • Rede credenciada em constante qualificação e crescimento
  • Atendimento nacional para urgência e emergência através da Rede ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde)

SIMECS + Fátima Daúde = Uma parceria envolvendo um conceito inovador em gestão de saúde empresarial com a visão humana que o novo momento exige.

 

Informações: (54) 2992.5150 ou 0800.7228333

Veja também:


Golpes e fraudes online: você sabe como proteger seus dados pessoais?
Consumo de podcasts cresce no Brasil e revela a importância de conteúdos inéditos para atrair novos públicos
SIMECS protocola no Concex pedido de isenção do imposto de importação do aço
Relatório de Gestão 2020
Imposto de Renda 2021: o que pode ou não ser deduzido na declaração?
Materiais para BAIXAR e IMPRIMIR #TODOSCONTRAACOVID
SIMECS e Simplás colaboram com a implantação de espaço para atendimento de pessoas com casos leves de Covid-19
Fórum online debate potencial da produção, aponta soluções e proporciona negócios para o biogás e biometano
Investir em saúde, uma questão central e estratégica
Previdência privada é uma das opções para garantir um futuro mais tranquilo
Estamos fazendo a nossa parte, faça você também!
Conheça cinco dicas para tornar a sua indústria competitiva e porque você precisa ficar de olho na concorrência
Transformação digital, sua empresa está preparada?
Soprano lança dois novos modernos equipamentos para o setor fotovoltaico
Unylaser fecha parceria e amplia exportação de peças e componentes em aço para o Canadá
Suspensão da Cogestão Regional
Como a otimização de processos pode transformar os resultados da sua empresa
Saiba como poupar e investir melhor a sua renda
Bandeira Preta - Informações atualizadas
Conheça a representante do SIMECS na escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva 2022
MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO LÓTUS 2021
É hora de planejar a sua vida financeira
Fátima Saúde fez de 2020 o ano dos grandes investimentos
SIMECS se vincula ao Programa Mais Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Plano Nacional de Imunização contra o COVID-19
VOLARE É A MARCA DE MICRO-ÔNIBUS MAIS VENDIDA NO BRASIL
Consumo de vídeos na internet aumenta durante a pandemia e faz a Sumig criar o canal SUMIG TV
PALFINGER é destaque entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Serra Gaúcha
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxias se reúne com diretoria do SIMECS
SIMECS recebe secretário do Ministério da Economia em Caxias do Sul
Levantamento do SIMECS aponta aumento de demanda e recuperação das indústrias da região
Balanço Social 2020
Posicionamento SIMECS - Manifestações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos em empresas de Caxias do Sul
Protocolos de enfrentamento da Covid-19
SIMECS FECHA PATROCÍNIO COM A FESTA DAS COLHEITAS E A FESTA DA UVA
SIMECS 63 anos de protagonismo para a competitividade
Posicionamento SIMECS
voestalpine Meincol 75 anos - Uma história que dá forma ao futuro
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Em transmissão ao vivo, SIMECS apresenta novidades para 2021
SIMECS promove encontro para analisar desafios do futuro
Mercopar 2020 ocorre em novembro e deve estimular a retomada econômica da indústria
SURDOLIMPÍADAS 2021 SERÁ REALIZADA NA SERRA GAÚCHA
Demanda da indústria apresenta melhora no mês de outubro
Hyva do Brasil conquista certificação como Excelente Lugar Para Trabalhar
Jost Brasil recebe homenagem do SIMECS pelos seus 25 anos
SIMECS recebe candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul
SIMECS e Fátima Saúde estabelecem novo patamar em gestão da saúde empresarial
Do Lean à Indústria 4.0
Mercopar 2020
Pix: a forma como você faz pagamentos nunca mais será a mesma
SIMECS lança Programa de Empreendedorismo Internacional
Inova Transformação em Veículos Especiais
Governador esclarece pontos da Reforma Tributária
SIMECS e Fátima Saúde firmam parceria
G.Paniz celebra quatro décadas de conquistas
Hospital Geral pretende arrecadar R$ 37 milhões em dois meses para concluir obras de ampliação
Sicredi e SIMECS: a parceria que pode potencializar o crescimento de sua empresa
BYRos Brasil empresa com Soluções para Conectividade Elétrica e de Dados para Ambientes e Mobiliário
SIMECS homenageia a Metalúrgica Buzin pela passagem de seus 50 anos.
Hyva do Brasil recebe homenagem do SIMECS por seus 25 anos
3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano com inscrições abertas para webinars em setembro
Levantamento mensal do SIMECS aponta aumento gradual na demanda da indústria em agosto
Juntos Somos Mais Fortes
Oportunidades disponíveis para alavancar o seu negócio
Edreaza Componentes Automotivos completa 30 anos de atividade
Hyva do Brasil celebra 25 anos
Agrale vai fabricar caminhões elétricos da tradicional marca FNM
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Assessorias
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Projetos
Máquinas de Soldagem Sumig prontas para indústria 4.0 podem ser adquiridas via financiamento no BNDES
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Convênios
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Inovação
SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos assinam Convenção Coletiva 2020
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Produção
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Gestão de Pessoas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Finanças
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Marketing e Vendas
Demanda da indústria apresenta leve melhora em levantamento mensal do SIMECS
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Estratégia
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Crédito
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Medidas Protetivas
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Trabalhista
Modelo de Plano de Contingência
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Tributário
SIMECS recebe pauta de reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos
Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19
SIMECS, Empresas Randon e Marcopolo entregam ventiladores pulmonares para reforçar rede hospitalar da Serra Gaúcha
Presidentes do SIMECS e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos se encontram para discutir ações para empresas e trabalhadores
Prefeitura apresenta ofício encaminhado ao governador para entidades e sindicatos
SIMECS Com você
AÇÕES JUDICIAIS RELEVANTES
Levantamento mensal do SIMECS aponta preservação de empregos no setor
Papo com Especialistas Perspectivas econômicas frente à crise do Coronavírus
SIMECS, entidades e empresas doam 130 toneladas de alimentos para famílias caxienses durante pandemia
PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DE VENCIMENTO DAS PARCELAS MENSAIS DOS PARCELAMENTOS ADMINISTRADOS PELA RFB E PGFN
SIMECS apresenta novo posicionamento
SIMECS apoia a fabricação de ventiladores pulmonares
Obrigações Ambientais
Randon, Marcopolo e Simecs doam cerca de R$ 3 milhões para rede de saúde de Caxias
SUBIR