O SIMECS vem acompanhando, desde o início da pandemia de Covid-19, os assuntos relevantes para a população e para economia do país e da região. Neste momento, estamos atentos ao andamento do tema envolvendo a vacinação no Brasil, incluindo o movimento de compra de vacinas pela iniciativa privada, e manifestamos apoio ao Plano Nacional de Imunização contra o COVID-19 do Ministério da Saúde.
Acreditamos que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem expertise na vacinação pública e pode atender a população nesse processo de forma mais eficaz e completa. Hoje, o contato com os laboratórios para a aquisição das vacinas está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, seguindo regras técnicas e indicações da Ciência.
Entendemos que o papel do setor privado é também atuar de forma conjunta com o governo no que for necessário para que a vacinação seja realizada da maneira mais ágil e eficiente possível para toda a população, respeitando os públicos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde, embasados em critérios científicos. Seguiremos acompanhando os próximos movimentos e as definições dos órgãos responsáveis.