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SIMECS Com Você 09/07/2020

Guia SIMECS de Sobrevivência à COVID-19: Estratégia

Guia de Sobrevivência à COVID-19

Seguindo o nosso objetivo de manter a competitividade de nossos associados, elaboramos um guia com as principais informações e oportunidades que sua empresa pode utilizar para transformar esse momento de crise em oportunidade, ação que integra o programa SIMECS Com você.

Nesse guia, você encontra auxílio e informações referentes à ESTRATÉGIA.

No atual cenário, com o advento da pandemia por COVID-19, o planejamento passou a ser palavra de lei em qualquer empresa, dessa forma o ideal é efetuar um planejamento com base em ferramentas que podem ser utilizadas tanto para operacionalização de seu negócio a curto, médio e/ou longo prazo, mas nada disso é possível sem que sejam traçados objetivos e metas. Para que esses fatores correspondam às expectativas, é necessário a realização de um estudo cuidadoso de cenários, do mercado em que atua e da empresa como um todo. Sem saber onde está, é difícil ter ideia de onde se quer chegar.

Mas você sabe qual é a diferença entre objetivos e metas? Objetivos são descrições do que se pretende alcançar, já as metas são definições quantitativas e com prazo determinado para que esses objetivos sejam alcançados. Por exemplo, o objetivo de uma determinada empresa é ser referência nacional em seu ramo de atuação, para isso uma de suas metas seria uma certa quantidade de investimento em planejamento e desenvolvimento de novos produtos dentro do prazo de alguns meses ou anos.

Sendo assim, definir seus objetivos e mensurar, acompanhar e rever suas metas é primordial para saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos e se o planejamento está de acordo com o projetado para o atingimento de uma visão de futuro. Diante disso, conhecer seus objetivos e metas é o primeiro passo para o desenvolvimento de um diagnóstico, compreendendo o estado atual da sua empresa e de como ela se comportará com o passar do tempo.

Para determinação de objetivos e metas existem várias ferramentas que podem ser utilizadas, uma das mais conhecidas e aplicadas é a Análise SWOT (ou FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Ambiente Interno: Forças e Fraquezas

Antes mesmo de definir suas metas e objetivos é imprescindível que você conheça quais são as forças de sua empresa, que podem ser a qualidade do maquinário disponível para a fabricação de um bem, o ótimo atendimento prestado a seus cliente, a qualificação de sua equipe de vendas, o treinamento de seus colaboradores, ou seja, tudo aquilo que se caracterize como um diferencial e que os administradores da empresa têm pleno controle. Faça um mapeamento das principais características que avalie como forças frente a seus concorrentes. Tome a mesma atitude para descrever as fraquezas e analise profundamente em quais pontos a empresa possui dificuldades para atuar no mercado, como: falta de mão de obra qualificada, falta ou incapacidade de investimento na linha produtiva, pouco foco no desenvolvimento de novos produtos, etc.

Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças

Lembre-se que a empresa está inserida em um contexto macro e não possui controle sobre alguns fatores, esse é o chamado ambiente externo. Abaixo, seguem alguns pontos a serem avaliados para o diagnóstico das ameaças e oportunidades:

·Política: Existem decisões políticas, tanto nacionais como internacionais, podem afetar a empresa?

·Economia: Avalie as tarifas de importação, taxas de juros e de câmbio, aumentos ou diminuição de impostos, entre outros fatores econômicos que podem interferir no desempenho de sua empresa;

·Sociais: Estude o comportamento do consumidor de seus produtos e/ou serviços, quais são o produtos buscados por  seu  cliente e qual a qualidade pretendida por eles, fique atento as mudanças de perfil do seu consumidor e outros fatores culturais que possam lhe trazer benefícios ou não;

·Tecnológicos: Atente-se para o surgimento de novas tecnologias e para a obsolescência de outras;

·Ambientais: O quanto as variações climáticas, desastres naturais, etc., influenciam no seu negócio?

·Legais: Compreenda as legislações atuais e avalie qual o impacto de novas em seu negócio, essas mudanças podem, alterar a forma de atuação da empresa, verifique se há obrigatoriedade de tirar novas licenças, fique atento às convenções coletivas que impactam no aumento salarial de seus colaboradores, conheça as regulamentações sobre descarte de resíduos ou recolhimento de embalagens, qualquer determinação legal pode ter consequências impactantes na empresa;

Lembre-se a avaliação desses pontos podem ser tanto favoráveis (oportunidades) como desfavoráveis (ameaças), entretanto o empresário não possui controle sobre nenhuma delas.

Após realizar esse estudo você estará apto a criar objetivos e metas consistentes e realistas, avalie cada item levantado e crie seu planejamento com base nas forças e oportunidades, assim como deve efetuar planos para mitigar ou eliminar os impactos das ameaças e fraquezas.

Nesse ponto temos a intenção de realizar uma prévia de assuntos que devem ser mais aprofundados através de sua atualização constante, para isso separamos materiais ideais para que você entenda mais sobre planejamento, objetivos, metas e ferramentas de plano de ação, você poderá ter acesso a cursos, planilhas e e-books oferecidos pelo Sebrae de forma online e gratuitos:

•Curso Planejamento para fazer acontecer: https://bit.ly/2Xwf25y

•Curso Planejamento para inovar: https://bit.ly/3cAIrQp

•Ferramenta Análise SWOT: https://bit.ly/2MrT0dW

•Ferramenta O primeiro passo para o sucesso: https://bit.ly/2UaTr0G

•Planilha para construção de objetivos : https://bit.ly/2zRykJP

•Plano de ação de médio e curto prazo: https://bit.ly/2XvquOW

•Ferramenta: Aprendizagem estratégica: https://bit.ly/2A5vUav

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