Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Eventos 18/02/2025

Como foi o Simecs Conecta 2025

Roberto Motta debateu tendências globais e impactos do xadrez geopolítico na indústria brasileira

O auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) sediou, na manhã desta terça-feira, 18, o Simecs Conecta 2025. Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), o evento teve Roberto Motta como palestrante.

Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Motta também é jornalista e comentarista. Na Jovem Pan, analisa diversos temas ligados à economia, política e segurança pública. É bastante presente nas redes sociais e, em seu canal no YouTube, soma mais de 350 mil inscritos. Como escritor, lançou diferentes obras que auxiliam os leitores a compreender questões políticas e sociais, com destaque para Ou ficar a pátria livre, A construção da maldade e Jogando para ganhar: teoria e prática da guerra política.

Com o tema Cenários geopolíticos e impactos na indústria brasileira: estratégias para um mercado global em transformação, a palestra do especialista teve como um de seus principais objetivos discutir como as mudanças geopolíticas impactam no ambiente industrial do Brasil. Por meio do encontro, os presentes também puderam compreender como se dão as tendências globais e como é possível planejar estratégias eficientes diante de um mercado que se modifica constantemente. 

Motta expôs que a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em 2024, marcou o retorno desse país ao centro da geopolítica. Os impactos disso serão sentidos em todo o planeta, inclusive no Brasil, a partir de aspectos como desregulamentações internas e atração de investimentos para o território estadunidense, por exemplo. “Estamos em uma era de turbulência ou trumplência, com uso do poder econômico americano como arma geopolítica”, complementou.

Segundo o especialista, há diversos cenários possíveis para o futuro quando o assunto é geopolítica. Em sua visão, a previsão de novos rumos na política da Venezuela, a queda de poder dos cartéis na América Latina, o equilíbrio das contas públicas nos Estados Unidos e a redução no preço da energia a partir da imensa oferta são alguns aspectos que merecem atenção.

Realizado pelo Simecs, o Simecs Conecta 2025 teve o Patrocínio Diamante de Sicredi, o Patrocínio Ouro de Humana Saúde Sul e o Patrocínio Bronze de Code Hunder, Efficienza Negócios Internacionais e TOTVS.

Balanço das ações do Simecs em 2024

Antes do início da palestra de Roberto Motta, o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, ao lado do vice-presidente de relações institucionais da entidade, Ruben Antonio Bisi, apresentou um resumo das principais ações realizadas ao longo do ano passado e as perspectivas para 2025. Em 2024, um dos destaques foi o Núcleo Mulheres na Indústria, que realizou diferentes ações junto ao público feminino. Para este ano, o foco das discussões estará em temas como inteligência artificial, descarbonização e educação. Em relação ao projeto Escola do Amanhã, o Simecs prevê a inclusão de atividades esportivas e de idiomas, ampliando o leque de conhecimentos proporcionados aos estudantes. 

Durante o encontro, também foi lançado oficialmente o Simecs Transforma 2025. A 5ª edição do evento está marcada para 22 de maio, das 13h às 17h, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Entre os palestrantes, estará o jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho.

Clique e confira as fotos do CONECTA 2025

SUBIR