Todo empresário experiente sabe que o mercado é cíclico e as crises, por pior que se apresentem, mais cedo ou mais tarde terminam. Nos últimos 30 anos, várias crises se instalaram e foram superadas, como o Plano Collor (1992), a crise dos mercados emergentes (1994), a crise mundial do subprime (2008), entre outras.
As empresas que conseguem sobreviver a uma recessão são as que podem aproveitar o período pós-crise, geralmente recheado de demandas em crescimento e ainda com poucos concorrentes, uma vez que boa parte deles acaba fechando durante o momento de instabilidade econômica.
Em poucas palavras, a crise para as empresas que fecham acaba se tornando uma ótima oportunidade de crescimento para as empresas que permanecem no mercado. Ou seja, independentemente do ramo de atuação, durante uma crise a grande questão é conseguir fazer a empresa atravessar o período conturbado sem “morrer”.
Sobrevivendo à crise
Existem empresas que parecem ser à prova de crises e é simples identificá-las: basta verificar quais estão a mais tempo no mercado. Em nossa região, não é preciso procurar muito para encontrar inúmeras empresas que sobreviveram a vários períodos de recessão, o que leva ao seguinte questionamento: o que as empresas que sobrevivem às crises têm em comum?
Em linhas gerais, as empresas que continuam no mercado em meio a uma crise são aquelas que conseguem manter a competitividade, principalmente em aspectos relacionados à gestão do negócio, como planejamento financeiro, estratégia, marketing, vendas, etc. Normalmente, a empresa que tem muitas brechas em sua gestão acaba expondo ainda mais seu negócio à eventuais crises.
Essas falhas, que permanecem mascaradas em momentos de alta demanda e grande volume de faturamento, acabam aparecendo justamente nos momentos de crise. E não raro, são elas as responsáveis pela morte da empresa.
Atento a isso, o SIMECS, preocupado em manter e promover a competitividade de todo o nosso setor produtivo, está promovendo mais uma ação que visa ajudar as empresas a aprimorar a gestão de seus negócios e assim identificar e aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado.
Firmamos uma parceria com o SEBRAE e o SICREDI para disponibilizar, gratuitamente, a visita de um especialista do SEBRAE para conhecer a sua empresa e verificar as possibilidades e oportunidades disponíveis para alavancar seu negócio.
*Parceria válida apenas para micro e pequenas empresas de Carlos Barbosa, Farroupilha e Garibaldi.
Para agendar um horário com o especialista do SEBRAE, acesse AQUI
Fale com nosso gestor de projetos:
Renan R. Leal
(54) 3228-1855
renan@simecs.com.br