Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Eventos 28/04/2023

Uso de veículos elétricos já é uma realidade na indústria brasileira

Economia em inúmeros fatores faz com que empresas comecem a optar pela modalidade. Infraestrutura para abastecimento ainda é desafio para o setor

O tradicional evento Conexão Tendências, do Simecs, debateu em abril o tema: “Veículos Elétricos: oportunidades, desafios e perspectivas”, com a presença dos conidados Ricardo Silva Machado, CEO da Óbvio! e FNM Holding S.A e Alexandre Sesti, Gerente de Engenharia de Chassis na Arrow Mobility. Ambos apresentaram novidades em tecnologia, desenvolvidas em Caxias do Sul e região. Eles também destacaram a tendência do mercado em optar por veículos híbridos ou totalmente elétricos, que vem crescendo de forma exponencial.

 

Para Alexandre Sesti a infraestrutura para o carregamento dos veículos elétricos ainda é um desafio. Embora esteja crescendo muito, a rede de carregadores ainda é pequena no país e, por isso, uma viagem precisa ser extremamente planejada.  Sesti ainda pontua que o desenvolvimento de baterias no Brasil pode ser uma grande oportunidade para os empresários que pretendem entrar no setor de elétricos.

“Temos gente muito qualificada aqui no nosso país para desenvolver baterias. Temos universidades, áreas de pesquisa. E é preciso se aproximar das universidades e investir nesse conhecimento” - ressalta.

Já Ricardo Silva Machado aponta a possibilidade de customização de soluções para a montagem da frota de caminhões ou vans elétricas. “Na FNM não trabalhamos com venda de caminhões, mas sim com melhoria de performance. Verificamos com o pessoal da logística o que pode e o que precisa ser feito. Na Ambev, por exemplo, conseguimos 33% a mais de performance com o uso dos elétricos.” salienta.

Segundo dados do Denatran, atualmente já são mais de 124 mil veículos entre híbridos e elétricos no Brasil. São Paulo concentra 44% dos veículos, Santa Catarina está em segundo lugar, com 11%, e o Rio Grande do Sul ainda está em sexto lugar no ranking, com apenas 6%.   

O Conexão Tendências é um evento mensal, gratuito, direcionado especialmente aos associados do SIMECS.

SUBIR