Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Eventos 20/03/2023

Participação das mulheres ainda pode crescer muito na indústria 

"Diálogos Gigia Bandera" reuniu histórias inspiradoras com presença de empresárias da Região

O Simecs reuniu na última quinta-feira (16/03), mulheres que estão em posição de liderança em suas empresas, em mais uma edição do evento Diálogos Gigia Bandera. O objetivo foi apresentar histórias inspiradoras e debater o papel da mulher na indústria, suas dificuldades e trajetórias. 

Participaram Isabel Cristina de Almeida Rizzo (Gerente Administrativa da Galvânica Guarany), Clarisa Maria Turcatti Trombini (Diretora de Desenvolvimento Humano da Tramontina) e Silvia Regina Paniz (Diretora Administrativa da Silpa). A mediação foi feita pela Diretora do Simecs Cíntia Buzin que também é Diretora da Metalúrgica Buzin. 

Cíntia iniciou informando que segundo o último boletim do Observatório de Empregos da Universidade de Caxias do Sul, publicado em 2022, apenas 31% dos empregos nas indústrias de Caxias do Sul pertencem às mulheres. No entanto, não há dados em relação aos cargos de gestão ou liderança ocupados por elas, mas percebe-se que ainda são minoria. Para Clarisa  (Diretora de Desenvolvimento Humano da Tramontina) isso ocorre porque ainda há muito poucas mulheres realizando graduação e especializações em áreas técnicas ou de tecnologia. “Muitas vezes abrimos uma seleção e não temos candidatas” - ressaltou. 

Clarisa acrescenta que a mulher precisa ter coragem e enfrentar os desafios. “Em muitos casos, a mulher se menospreza, acha que não terá capacidade. Quando te perguntarem se você quer uma oportunidade, diga sim! Depois a gente resolve como fazer, mas tenha coragem” - disse para uma plateia atenta. 

Isabel Cristina de Almeida Rizzo (Gerente Administrativa da Galvânica Guarany) relembrou o tempo em que precisava levar um de seus irmãos junto nas visitas dos clientes, pois estes não aceitavam que uma mulher estivesse como diretora comercial. Para ela, as pequenas ações de cada empresa impactam significativamente para a ampliação da participação da mulher na indústria e no mundo do trabalho em geral. Ela cita desde campanhas para combater o machismo e a violência contra a mulher, até o fato de dar oportunidade e contratar mulheres em diferentes cargos. “Quero que minha Antonella (neta) receba um mundo bem melhor do que estamos vivendo hoje”. 

Silvia Regina Paniz (Diretora Administrativa da Silpa) relembrou a importância que seu pai teve para que ela se encorajasse a conduzir a empresa. “Sou mãe, sou avó, mas principalmente sou filha. Tivemos a sorte de ter pais muito responsáveis e que nos ensinaram muito”

O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, também participou do Diálogos Gigia Bandera e convocou as mulheres para se engajar ainda mais na entidade e aproveitar as oportunidades de cursos, qualificações e outros eventos, promovidos especialmente para associados.  

O evento teve como sugestão de ingresso solidário  a doação de um item de maquiagem ou cosmético que serão doados para as mulheres vítimas de violência doméstica, abrigadas na Casa de Apoio Viva Rachel.

 

SUBIR