Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Eventos 26/04/2023

Cenário Político e Econômico do Brasil

A 1ª Reunião Jantar do Simecs apresentou panorama do cenário político e econômico do Brasil, o debate foi conduzido pelo ex-deputado Jeronimo Goergen.

O ex-deputado Federal e Estadual Jerônimo Goergen bateu em algumas teclas importantes durante a primeira Reunião Jantar 2023 do Simecs. A necessidade do Brasil reduzir a burocracia e também a diminuição do tamanho do Estado foram algumas delas. Para o atual presidente da Associação Brasileira das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) e conselheiro do Brasil Export e Cosag (FIESP) essas são questões cruciais para que a produção seja retomada e o crescimento econômico seja possível.

“A Reforma Tributária não vai reduzir impostos, mas ela está aí para discutir o tamanho do Estado.” - disse. Complementou aconselhando que todos devem ficar atentos a essa discussão e se aproximarem ao máximo dos parlamentares que representam o Rio Grande do Sul. “Tragam para cá os deputados que pegaram os votos de Caxias do Sul, façam debates e ouçam o que pode ser feito. Perguntem qual o compromisso deles com Caxias!” - ressaltou.

O ex-parlamentar também apresentou durante a reunião números do Observatório do Legislativo e falou sobre a importância da desburocratização para a abertura de empresas e pequenos negócios. Apresentou ainda dados positivos já obtidos a partir da sanção da Lei da Liberdade Econômica, da qual foi relator. A lei n° 13.874 foi sancionada em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. Goergen informa que em 2022 já era possível constatar queda de 69% no tempo de abertura de empresas no RS. No entanto, o estado ainda está em 20° lugar no ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças.

A reunião foi conduzida pelo Vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs  Ruben Antonio Bisi e pelo Vice-Presidente Administrativo Financeiro Gustavo Souto Polese. O objetivo do Simecs com a realização da Reunião Jantar é trazer periodicamente lideranças econômicas e políticas para encontros com os empresários do setor e demais interessados.

SUBIR