Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Economia 12/04/2021

SIMECS protocola no Concex pedido de isenção do imposto de importação do aço

O SIMECS protocolou no Conselho de Comércio Exterior – Concex sobre Número Único de Protocolo: 14021.130680/2021-94 um pedido para a isenção do imposto de importação do aço.

A alta do preço da matéria-prima vem impactando a indústria desde o ano passado. Segundo levantamento realizado pelo SIMECS sobre o aumento do aço, principal matéria prima do setor, em torno de 68% das empresas observaram reajustes de mais de 61%, em 2020.

A tendência de aumento vem se mantendo em 2021. No primeiro trimestre do ano, 82% das empresas já revelaram ter recebido aumentos de até 20%. Há depoimentos de empresários que registram aumento acumulado (2020 e 2021) de até 225%.

O levantamento aponta ainda que para o próximo trimestre algumas usinas já sinalizaram mais elevação, indicando que se acumulado, os reajustes sofridos extrapolam qualquer comparação com a inflação do período

Além do preço, a escassez também é outra preocupação. Mais da metade das empresas (62%) vêm enfrentando dificuldades para conseguir realizar a compra do aço. Os Demais insumos que estão impactando negativamente, mas em menor escala.

O SIMECS vem acompanhando o tema e atuando de forma consistente para uma solução em relação aos preços e ao desabastecimento do aço.

A entidade está mobilizada desde junho do ano passado, especialmente junto ao CADE e ao Ministério da Economia, em busca de uma regularização desse mercado para evitar um impacto ainda mais grave nas indústrias do setor..

Foi formalizado junto aos órgãos de governo o pleito de eliminar o imposto de importação do aço. O setor tem sido fortemente impactado com a falta ou atrasos de fornecimento, com os aumentos já implementados bem como novos aumentos que estão sendo sinalizados para os próximos meses. Agora, foram feitos os registros junto ao Concex e também ao Congresso.

SUBIR