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Artigos 27/04/2021

Saiba como a gestão de marketing e vendas pode ser a chave para o sucesso em micro e pequenas empresas

Desenvolver estratégias adequadas voltadas ao produto, preço, logística e promoção contribuem para o sucesso do negócio. Descubra mais.

Desenvolver uma gestão de marketing eficiente é uma das formas mais acertadas para fazer com que os produtos e serviços da empresa sejam lembrados e valorizados pelo consumidor. Essa estratégia fica ainda mais relevante para as pequenas e médias empresas porque acaba impactando diretamente no potencial de vendas e permitindo a conquista de novos espaços no mercado.

 

É normal que empreendedores confundam marketing com ações de publicidade ou somente marketing digital é algo comum. Entretanto, quando falamos de gestão de marketing, precisamos considerar a implementação de um conjunto de estratégias em diversas áreas de uma empresa. Essas estratégias precisam fazer parte do processo de planejamento e execução de planos estabelecidos a partir do produto, preço, logística de distribuição e promoção ofertados para o cliente.

 

O SIMECS, sempre atento às melhores iniciativas para aumentar a competitividade dos seus associados, preparou esse artigo para você conhecer quais são os ganhos que o seu negócio terá ao implementar uma gestão de marketing e vendas. Iniciativas como essa são fundamentais para crescer e tornar seu negócio competitivo e promissor. Acompanhe! 

 

Produto para resolver a dor do cliente

A gestão de marketing voltada para as vendas dentro das micro e pequenas empresas atua para conectar o seu produto ou serviço até o cliente. Essa iniciativa considera os objetivos da organização, o ambiente onde atua, qual o público e o impacto dessas relações com o bem-estar do consumidor.

 

Por isso, o primeiro passo para implementar uma gestão de marketing eficiente é pensar estrategicamente em todas as potencialidades do produto que a sua empresa oferta para o mercado. Esse raciocínio é importante porque não adianta ter um produto altamente desenvolvido, com tecnologia de ponta e com as melhores matérias-primas, se ele não resolver nenhuma dor do seu cliente.

 

Se uma empresa produz fios, cabos e chicotes elétricos, por exemplo, ela precisa identificar no que esses equipamentos irão satisfazer o cliente, quais os recursos que esses fios e cabos têm para atender essas necessidades, como o consumidor irá usá-lo e de que maneira se diferencia dos concorrentes. A dica é substituir a ênfase das características do produto e focar na apresentação dos benefícios que o consumidor alcançará ao adquirir o bem produzido pela sua empresa.

 

Nesse processo, é fundamental ter em mente o porquê do seu produto ser relevante, de que forma ele pode fazer a diferença no dia a dia do consumidor para justificar o investimento na sua aquisição ou utilização. Estes são alguns fatores a serem levados em consideração, para que você possa organizar a sua gestão de marketing voltada para vendas.

 

O preço como atração

Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para quem for comprar. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Mas ainda vai além disso.

 

O preço do produto que a sua empresa produz precisa ser o meio de atração com o cliente. Ele influencia em toda a maneira como você se comunica com o consumidor. Assim como todos os processos de gestão de marketing, deve ser pensado de forma estratégica e inteligente para alcançar os melhores resultados.

 

Nesse sentido, é válido considerar o seguinte: o preço está inteiramente relacionado a quanto o consumidor acha que ele custa. Se o equipamento para a soldagem que você produz, por exemplo, tiver um preço maior ou menor do que o seu público entende, ele vai ficar parado no estoque e as vendas não serão significativas. Por isso o valor cobrado precisa ser bem planejado, afinal, tudo é caro quando não se enxerga valor. E se o cliente entender como caro, pode não vai investir.

 

Além disso, não é prudente desenvolver um produto premium, por exemplo, e direcioná-lo a uma região onde o seu público-alvo não esteja presente e a comunidade não tenha condições de consumi-lo.

 

Outro ponto importante nessa estratégia: quem define o preço do seu produto é o mercado e não o dono do negócio. A empresa precisa fazer uma pesquisa de preço e entender se ela consegue entregar esse mesmo produto ao mercado com preços mais competitivos. Dessa forma, conciliando aspectos mercadológicos (ter preço próximo ao do concorrente) e aspectos financeiros (o preço de venda deverá cobrir o custo).

 

Como levar o produto ao cliente

Depois de pensar nos benefícios do seu produto ao consumidor e como o preço influencia no processo de compra, é o momento de planejar a logística. De que forma esse produto ou serviço vai chegar ao cliente? Como ele vai ter acesso a esse bem? A localização e a estrutura adequadas, canais de distribuição e relação com fornecedores são determinantes para essa etapa e precisam estar especificados no planejamento de marketing.

 

Os canais de distribuição permitem diferentes maneiras de chegar ao usuário final. Uma fábrica de sucos naturais, por exemplo, pode comercializar o seu produto para distribuidores, diretamente com os varejistas ou fazer entregas domiciliares. A escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado.

 

Antes de definir os meios que mais tragam benefícios para a empresa, observe quem são os possíveis fornecedores, qual tipo de transporte é necessário e como operacionalizar esse envio. A localização também precisa ser considerada, analisando o custo x benefício para ter um local com visibilidade, fácil acesso, estrutura, entre outros aspectos.

 

Informar, mostrar e lembrar a existência do seu produto

Essa é uma questão voltada à publicidade. Isso porque é essencial que a gestão de marketing considere importante estimular a demanda, relacionando o produto às necessidades e desejos dos clientes e, assim, promover a marca. Isso é feito considerando três propósitos:

 

  • Informe os potenciais clientes da existência dos produtos e serviços e dos seus benefícios;
  • Mostre aos potenciais clientes onde e como obter esses bens;
  • Lembre os potenciais clientes da existência dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

 

Para alcançar esses objetivos, é necessário ter uma comunicação efetiva com o público-alvo. Essa estratégia pode ser implementada por meio do aperfeiçoamento das equipes de venda, investindo em publicidade (principalmente digital), promoção de vendas, telemarketing, políticas de fidelização ou parcerias.

 

Como implementar?

Gerir o marketing voltado ao sucesso nas vendas é um processo de planejamento, conhecimento e muita prática.

 

Essa imersão nos produtos oferecidos pela empresa, analisando o seu potencial, público-alvo, valor, distribuição e promoção, é fundamental para desenvolver o negócio e permitir ainda mais sucesso no segmento onde essa micro e pequena empresa está inserida.

 

Mas saiba que você não está sozinho. O SIMECS ajuda a sua empresa a implementar todas as etapas da gestão de marketing para torná-lo competitivo através de melhorias em seus processos internos de gestão e estimulando a sustentabilidade da empresa.

 

Ao lado do Sebrae e do Sicredi, a entidade desenvolve o programa Gestão Fácil, que é exclusivo e focado em micro e pequenas empresas associadas ao SIMECS com interesse em qualificar a gestão organizacional orientada para resultados.

 

No módulo Circuito de Marketing e Vendas, aprenda a simplificar o marketing digital, ter estratégias de comunicação e receber mentoria em marketing e vendas para fazer a sua empresa ter mais sucesso.

 

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