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Artigos 12/04/2021

Golpes e fraudes online: você sabe como proteger seus dados pessoais?

Em cenários de mudança e instabilidade, como o que estamos vivendo, o mercado de golpes e fraudes fica mais aquecido. De tempos em tempos, surgem novos formatos, novos argumentos, tecnologias, mas o objetivo segue o mesmo: acessar suas informações para poder utilizar o seu cartão de crédito ou seu dinheiro.

Online, entre as abordagens falsas mais comuns, alguns tentam se passar por funcionários da cooperativa, por exemplo. Pedem senhas, confirmação de dados, códigos de segurança ou até mesmo a entrega física do cartão de associado.

Em outros golpes mais elaborados, os criminosos criam páginas falsas na internet, para coletar suas informações, ou enviam boletos falsos com supostos descontos em quitações de financiamento ou pagamentos de contas.

Por isso, é fundamental que você fique atento a alguns comportamentos e dicas que podem lhe ajudar a escapar de situações fraudulentas. Confira:

  • O Sicredi nunca pede para que o associado digite, passe ou confirme senhas, dados bancários ou códigos de token pelo celular (ligação, SMS e WhatsApp) ou e-mail;
  • Nós nunca ligamos para você solicitando códigos recebidos por SMS e não enviamos mensagens via SMS com links para transações ou atualizações de segurança;
  • Não ligamos e não pedimos para um motoboy buscar seu cartão em casa;
  • Não utilizamos nenhum dos meios citados acima para ofertar ou liberar acesso aos nossos canais de atendimento online e nem para solicitar a atualização deles;
  • O cadastro do Pix deve ser feito somente pelo aplicativo Sicredi e nós não solicitamos transferências para teste;
  • Ao pagar um boleto, fique atento se o valor e os dados do beneficiário são realmente da empresa em que você fez a compra ou para a qual deseja realizar um pagamento;
  • Ative a Verificação em Duas Etapas no seu WhatsApp (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em Duas Etapas). Isso diminui o risco de sua conta de WhatsApp ser clonada. Se alguém solicitar uma transferência incomum, procure ligar para a pessoa e verificar se o pedido procede;
  • Antes de comprar online, confira nas redes sociais e nos sites de reclamação de consumidores se a empresa é verdadeira e não clique em links recebidos, digite o endereço no navegador.

Agora que você já sabe quais abordagens não fazem parte dos protocolos de atendimento da cooperativa, se você receber qualquer tipo de contato com esses pedidos, links ou informações, ignore e não responda.

Na dúvida, procure mais informações antes de realizar qualquer ação solicitada.

Você pode encontrar mais dicas em https://www.sicredi.com.br/site/seguranca e lembre-se de que você pode contar com o seu gerente para verificar a procedência da solicitação e buscar orientações nestes momentos.

Contate-nos pelo WhatsApp (51) 3358.4770.

Fonte: Blog Sicredi Pioneira

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