Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 17/08/2023

Energia Renovável

As fontes de energia são diversas e podem ser obtidas a partir da transformação de variados recursos.

A energia dita renovável, é oriunda de fontes de energia que se regeneram naturalmente com o tempo e não se esgotam, diferente das fontes de energia não renováveis (convencionais) que além de serem finitas e esgotáveis, são responsáveis por grande parte da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

As principais fontes de energia renovável são: solar, eólica, hídrica, geotérmica, biomassa e oceânica.

Todos os países estão buscando o aumento da produção de energia renovável em detrimento das fontes convencionais. Por dois principais motivos, produzir energia a partir de fontes verdes e permitir que pessoas de todos os cantos do mundo tenham acesso constante e seguro à eletricidade. Produzir este tipo de energia é bom para o meio ambiente, para a economia e para as pessoas.

A utilização crescente de fontes renováveis de energia só foi possível devido ao aprimoramento contínuo das técnicas de produção, tornando esse tipo de energia mais conveniente e competitiva no mercado. De modo que recorrer a estes recursos se tornou vantajoso para uso residencial, e também industrial.

Inúmeras empresas têm investido em projetos de eficiência energética, ou seja, estão usando menos energia para obter o mesmo resultado, através de melhorias tecnológicas ou de gestão energética. Para isso é imprescindível que haja estímulo e recursos que facilitem os investimentos necessários para a execução dos projetos.

No nosso estado, recentemente a FEPAM emitiu licença prévia para instalação de sete parques eólicos e licença de instalação para planta de produção de biogás.

 

Este artigo foi escrito por Rosa Lovatel, membro da Comissão de Meio Ambiente do SIMECS

SUBIR