Definir objetivos e metas ambientais consistentes envolve um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a transparência.
Por Eliana Paula Zanol
Integrante da Comissão de Meio Ambiente
Definir objetivos e metas ambientais consistentes envolve um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a transparência.
As organizações precisam reconhecer a importância de reduzir seu impacto ambiental e isso envolve integrar a sustentabilidade aos valores fundamentais da empresa e garantir o envolvimento de todas as partes interessadas, desde a alta administração até os funcionários de linha de frente.
A definição dos objetivos pode levar em consideração a metodologia do acrônimo SMART, amplamente reconhecida em diversas áreas e que remete a escolha de objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Esses objetivos devem estar alinhados com as prioridades ambientais da empresa e refletir um compromisso sério com a redução dos potenciais impactos ambientais negativos provenientes das suas atividades.
O impacto ambiental refere-se ao afeito que a atividade tem sobre o meio ambiente.
Isso pode incluir uma ampla gama de consequências positivas ou negativas sobre os ecossistemas, recursos naturais, biodiversidade, clima e qualidade de vida das pessoas.
As metas para redução dos impactos negativos podem estar relacionadas com emissão de gases de efeito estufa (que contribuem para o aquecimento global), poluição do ar e da água, perda ou redução da biodiversidade, esgotamento de recursos naturais, geração de resíduos, mudanças no uso da terra e até desafios sociais e econômicos.
Ao decidir o objetivo e a meta deve-se implementar sistemas robustos de medição e monitoramento para acompanhar os resultados ao longo do tempo.
Entender e minimizar o impacto ambiental das atividades é fundamental para promover a sustentabilidade e garantir um futuro saudável e habitável para as gerações futuras.
Isso requer a adoção de práticas ambientalmente responsáveis, investimentos em tecnologias limpas, políticas públicas eficazes e mudanças comportamentais em nível individual e coletivo.
É esperado que a organização estabeleça um compromisso com a melhoria contínua e a inovação em práticas ambientais.
Isso envolve revisar regularmente os objetivos e metas ambientais da empresa, identificar oportunidades de otimização e ajustar as estratégias conforme necessário para maximizar o impacto positivo no meio ambiente.
Também é preciso ser transparente sobre os esforços ambientais da empresa para atingir seus objetivos, metas, progresso e desafios enfrentados.
Comunicar de forma clara e honesta com os consumidores, partes interessadas e o público em geral, evitando exageros ou alegações enganosas.
Buscar certificações de terceiros reconhecidas que validem as práticas ambientais da empresa, como ISO 14001 (Gestão Ambiental), entre outras credenciais podem ajudar a construir confiança e credibilidade.
Ao seguir essas diretrizes, as empresas podem definir objetivos e metas ambientais consistentes e autênticos, ao mesmo tempo em que evitam o greenwashing e contribuem de forma significativa para a sustentabilidade ambiental.
Greenwashing refere-se à prática de uma empresa ou organização fazer alegações enganosas ou exageradas sobre seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, de modo a parecer mais ecologicamente responsável do que realmente é. O termo é uma combinação das palavras green - verde, relacionado ao meio ambiente - e whitewashing - maquiar, encobrir.
As empresas podem se envolver em greenwashing de várias maneiras, como:
O greenwashing é problemático porque pode enganar os consumidores, levando-os a fazer escolhas de compra baseadas em informações falsas ou incompletas.
Além disso, ele mina a credibilidade das empresas genuinamente comprometidas com a sustentabilidade e pode desencorajar a adoção de práticas ambientalmente responsáveis devido à desconfiança do público.
Empresas envolvidas em greenwashing correm o risco de danificar sua reputação e perder a confiança dos consumidores e partes interessadas.
Uma vez expostas, essas práticas podem resultar em críticas públicas, boicotes de produtos e serviços e até mesmo processos legais.
O greenwashing não apenas compromete a integridade das empresas, mas também mina a confiança do público e dificulta os esforços para promover uma economia verdadeiramente sustentável.
É fundamental que consumidores, empresas e autoridades regulatórias estejam atentos a essas práticas e trabalhem juntos para promover uma abordagem honesta e transparente para a sustentabilidade ambiental.