Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 02/03/2021

Transformação digital, sua empresa está preparada?

Estar inserido na transformação digital contribui para um ganho expressivo de competitividade, um fator essencial para o desenvolvimento de pequenos, médios e grandes indústrias.

Uma produção industrial onde robôs, controladores, matérias-primas, sensores, bancos de dados e produtos estão interligados e se comunicando entre si, podendo inclusive ser monitorados e controlados automaticamente por meio da Inteligência Artificial (IA). Você consegue imaginar que esse cenário é possível e está muito próximo da nossa realidade? Tudo ocorre graças aos sistemas ciber-físicos (oriundos do inglês Cyber-Physical Systems, ou CPS), a parte mais relevante da transformação digital nas empresas.

Ser uma indústria digital, em seus processos internos, é uma eficiente maneira de se manter competitiva no mercado atual. As ações controladas por sistemas inteligentes têm grande impacto no dia a dia, por isso é importante ficar atento a esses recursos que já fazem parte da estrutura da Indústria 4.0, que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações por levar a soluções mais eficientes. Quanto mais digitalizada a indústria, a tendência é ser maior sua competitividade frente a indústria nacional e melhor seu posicionamento no mercado global.

Analisando a relevância do tema, produzimos um artigo para tornar claro os motivos de sua empresa precisar estar atenta sobre a importância da transformação digital, com exemplos de sistemas ciber-físicos que podem ser aplicados no seu negócio.

O que é transformação digital?

O conceito de transformação digital pode ser definido como a adoção de tecnologias que tem a capacidade de modificar as experiências de consumidores, trabalhadores, empresários e gestores. E quando falamos na transformação digital na indústria de manufatura, nos referimos especificamente ao uso de sistemas ciber-físicos na produção industrial.

Podemos definir a transformação digital como integrações que envolvem computação, comunicação e controle por meio de redes e processos físicos. Esse conceito também diz respeito ao conjunto de softwares e aplicações que interagem entre entidades, objetos e humanos ou até mesmo entre empresas, pessoas e dispositivos.

A partir desses sistemas, as organizações conseguem representar a realidade do mundo físico em ambientes digitais, tornando possível fazer simulações, testes, predições de desgastes, entre muitas outras possibilidades que a tecnologia oferece. Na prática, as ferramentas de transformação digital ajudam a resolver problemas do dia a dia na indústria, como quedas de desempenho. A união desses benefícios resulta em ganhos expressivos de competitividade e agilidade para o negócio.

Esse conceito está diretamente relacionado com a Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial e que certamente você já deve ter compreendido a relevância. Importante frisar que a transformação digital e os sistemas ciber-físicos vão muito além da simples utilização de soluções e serviços da Internet das Coisas (IoT), da Computação em Nuvem (Cloud Computing), Big Data, entre outros, de maneira isolada.

Por dentro do ciber-físico

Assim como a internet transformou a forma de interação entre os seres humanos, os sistemas ciber-físicos estão transformando a forma como nós interagimos com o mundo físico à nossa volta.

Trata-se de um conceito e uma solução relativamente nova e sobre os quais muito se fala, dentro de um contexto de transformação digital nas indústrias. No entanto, ainda existe um grande potencial inexplorado de uso dessa tecnologia, que está em desenvolvimento no mundo todo.

Na prática, os sistemas ciber-físicos operam por meio de sensores que geram dados sobre o funcionamento de determinada máquina ou sistema. Os computadores e as redes integradas são responsáveis por monitorar todos os processos físicos. A partir disso, essas informações são repassadas para um ambiente digital, com retornos imediatos e constantes, em uma demonstração no ambiente virtual ou a partir de atuadores no ambiente físico. Importante destacar que esses dados precisam ser confiáveis para que possam embasar a tomada de decisões num nível de risco aceitável.

Por que tenho que estar preparado para a transformação digital?

A indústria no mundo está progredindo e tornando-se cada dia mais dinâmica e globalizada. A tendência é que as demandas sejam cada vez mais relacionadas ao mundo virtual, sendo que a conexão entre o digital e o físico é algo muito presente nesse cenário – no entanto, poucas empresas já se deram conta disso. De acordo com uma pesquisa da consultoria internacional IDC, cerca de 75% das empresas localizadas na América Latina ainda estão engatinhando nas primeiras etapas da transformação digital.

Nesse grupo inclui-se também aquelas que resistem a esse conceito ou aquelas que exploram as ferramentas de maneira tímida. As outras 25% se dividem entre aquelas que podem ser consideradas como transformadoras digitais, atuando com sinergia entre TI e o negócio, sendo referência de inovação no segmento em que atua.

Quais são os benefícios da transformação digital?

A indústria precisa olhar estrategicamente para a transformação digital, pois ao colocar em prática processos mais inteligentes visando uma melhor otimização das etapas, a eficiência de custos de recursos melhorada, dessa forma reduzindo gastos e aumentando a competitividade.

Sensores e sistemas adequados, por exemplo, podem monitorar o funcionamento da estrutura dos ativos de uma produção industrial, ajustando automaticamente a produção quando for observado um fator causador de atraso na realização dos processos.

Máquinas conectadas entre si são capazes de coletar dados e trabalhar com previsibilidade dos problemas em potencial, permitindo que a empresa consiga estar preparada para resolvê-los de maneira mais rápida e eficiente.

Além disso, existem outros atrativos da transformação digital, como:

- Mais eficiência nas operações de produção, logística de entrega e recebimento de mercados;

- Possibilidade de prever padrões de comportamento dos consumidores com a captação, ordenamento e análises rápidas e precisas provenientes de dados internos e externos;

- Maior aproveitamento de recursos, sejam eles insumos, ferramentas ou equipamentos;

- Aumento da satisfação dos clientes;

- Aumento da velocidade em atender as demandas do mercado.

Percebeu como a transformação digital pode contribuir para a indústria? Sistemas ciber-físicos podem permitir que sua indústria opere em escala global, inclusive de forma equiparada com os concorrentes ao redor do mundo. A competição no mercado não é mais apenas regional, mas sim mundial. Ao garantir maior produtividade com foco nas demandas do cliente, é possível aumentar a confiança e se uma referência no seu segmento e abrir novos mercados.

Para que você saiba ainda mais sobre esse assunto, baixe agora e-book “Industria 4.0: qual o impacto no meu negócio? Tudo o que você precisa saber” produzido pelo SIMECS. Mais um conteúdo relevante e com novos conhecimentos para você saber mais. Clique aqui

Gostou do nosso artigo? Temos outros materiais relevantes para você saber mais sobre esse assunto. Acesse em nosso blog.

Faça parte do Projeto do Lean à Indústria 4.0 - clique aqui

SUBIR