Sem suporte ao JavaScript Associe-se!
Artigos 26/02/2021

Saiba como poupar e investir melhor a sua renda

Gerente de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, Arthur Fiedler, traz dicas de como iniciar hoje mesmo o seu planejamento financeiro

Um excelente caminho para alcançar uma vida mais tranquila e equilibrada, é apostar na própria educação financeira. É ela que vai possibilitar que vários sonhos saiam do papel e também vai dar sustentação para que você saiba lidar com os momentos de incerteza, que surgem tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Para quem está começando, um dos investimentos mais tradicionais é a caderneta de poupança, justamente por ser um dos investimentos mais simples, acessíveis e seguros. O recurso pode ser utilizado por pequenos poupadores ou mesmo como alternativa de diversificação por grandes investidores de perfil conservador.

O Gerente de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, Arthur Fiedler, reforça sobre esses argumentos: “A poupança é isenta de Imposto de Renda para pessoa física (PF) e tem liquidez imediata, sendo considerada uma das melhores alternativas para constituir uma reserva de emergência ou poupar para realizar sonhos, fazendo render o dinheiro que normalmente ficaria parado na conta. Quanto à rentabilidade, a poupança não compete com outros investimentos, mas sim com os gastos do dia a dia. Após constituída a reserva de emergência (que deve suportar entre 6-12 meses de despesas) pode-se avaliar uma maior diversificação dos investimentos, conforme o perfil do investidor”.

Mas na prática, como montar um planejamento financeiro? Veja três passos fundamentais:

1)       Planejar

Avalie a sua situação financeira por meio de um orçamento pessoal. Anote todas as receitas e despesas do mês (das maiores até as mais corriqueiras). Faça o levantamento de suas dívidas e investimentos. É fundamental que toda a família participe. A ideia é ter um orçamento para realizar sonhos, e não apenas para cortar despesas.

2)       Controlar

Busque entender como/onde os seus recursos estão sendo gastos e quais as suas fontes de renda. Para assumir o controle, existem apenas dois caminhos: aumentar sua renda, o que nem sempre é fácil (pode ser mais simples se você tiver disciplina), e reduzir suas despesas. Contudo, ainda mais importante do que reduzir despesas, é “pagar-se primeiro”.  Não espere sobrar dinheiro para poupar. Poupe e então gaste somente o que sobrar. O “pagar-se primeiro” vai fazer com que poupar torne-se um hábito, como se fosse uma despesa, mas que na verdade é um investimento em você mesmo.

3)       Monitorar

O orçamento precisa ser constantemente revisado, por isso monitore suas rendas e despesas e ajuste-se, aumentando gradualmente os investimentos e reduzindo as despesas;

Comece a poupar e investir agora mesmo: o Sicredi dispõe de um portfólio completo de investimentos, desde os mais conservadores, que são a poupança, Sicredinvest, LCA e fundos de renda fixa, até os mais arrojados, como fundos multimercado, cambial, de ações Ibovespa, inclusive bolsa americana. Conte com a expertise das nossas equipes para investir ainda melhor. Invista com o Sicredi!

Fonte: Blog Pioneira

O SIMECS conta com uma parceria forte com a Sicredi Pioneira que proporciona vantagens exclusivas para as empresas associadas.

Saiba mais: https://materiais.sicredipioneira.com.br/simecs/

 

SUBIR