Associe-se!

Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

Natural de Monte Magré, Província de Vicenza, Itália, Luigia Carolina Zanrroso Eberle, a Gigia Bandera, nasceu em 2 de junho de 1854. Em 1878, casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle, com quem teve 10 filhos.

Em 1884, chegou ao Brasil, e se instalou com a família em Caxias do Sul. Em 1886, o marido Giuseppe, então agricultor, comprou de Francisco Rossi uma funilaria na Rua Sinimbu. Com o tempo, Gigia decidiu se dedicar às atividades agrícolas e ao o aprendizado na pequena indústria. Além de cuidar dos filhos, Gigia atendia ao balcão, trabalhava na oficina como funileira, fabricando e consertando peças para depois vendê-las.

Como pioneira do seu tempo, a microempresária é reconhecida como uma mulher empreendedora, que impulsionou, desde a sua época, o desenvolvimento industrial regional.

O SIMECS faz do exemplo desta mulher a síntese do Mérito Metalúrgico. Desde 1987, a homenagem é atribuída anualmente a personalidades que, com sua visão estratégica e representação institucional, empresária e em defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações.

Histórico dos agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera - Clique aqui

Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

Arquivos Disponíveis

RELAÇÃO DE AGRACIADOS

SUBIR