Associe-se!

Apresentação

O SIMECS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região foi fundado no dia 25 de novembro de 1957, nascido da associação das indústrias regionais. Hoje, com mais de 60 anos de história, é uma das maiores entidades sindicais patronais do sul do país no seu segmento.

Com sede em Caxias do Sul e abrangência em outros 16 municípios da Serra Gaúcha, o SIMECS está instalado em uma das regiões que mais crescem no Brasil, representando mais de 3.300 empresas de pequenas, médio e grande porte.

O trabalho do SIMECS ganha uma dimensão extraordinária para o progresso da região: são 52 mil postos de trabalho e um faturamento anual na ordem de R$ 23 bilhões. Graças às atividades desenvolvidas por nosasa organizações, em diversas frentes de atuação econômica e social, o PIB total dos municípios abrangidos pelo Sindicato está situado entre os mais altos de todo o Estado.

Um dos principais focos do SIMECS é atuar como agente impulsionador da competitividade das indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região.

O novo posicionamento assumido pelo SIMECS, somado a atuação em rede e de forma colaborativa, reforça a atuação de protagonismo da entidade como força propulsora para a competitividade da indústria de Caxias do Sul e região. 

O SIMECS atua com ética e transparência, princípios que sempre regeram sua conduta, tendo sempre o associado no centro de todas as ações.

A inovação, que já está presente no em nosso dia a dia, passa a ser indispensável. Sabemos que a inovação contribui para o desenvolvimento das nossas indústrias e, consequentemente, da nossa região.

O SIMECS também atua fortemente na realização de ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando a cooperação para aumentar a competitividade sistêmica e empresarial, além de fomentar  os negócios das indústrias da região no mercado internacional

 

Perfil do SIMECS

Total de Municípios abrangidos: 17

Empresas representadas: 3,3 mil

Total de postos de trabalho: 52 mil

Câmaras Setoriais representadas:

Automotiva, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Micro e Pequenas Empresas, Matrizarias e Ferramentarias

Faturamento do segmento em todos os municípios da base: R$ 23 bilhões

 

 

 

Apresentação

Arquivos Disponíveis

Estatuto 1970 com Registro MTE

SUBIR