Notícias e Informativo Gerais

Mérito Metalúrgico Gigia Bandera -Empresários agraciados com a edição 2018 serão anunciados nesta quarta-feira pelo SIMECS

Nesta quarta-feira (07) às 10horas, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS realizará coletiva de imprensa para divulgar os nomes dos três empresários que irão receber o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2018. Conforme o presidente do SIMECS, Reomar Slaviero, o Mérito Gigia Bandera tem se tornado um dos principais eventos econômicos e sociais do Rio Grande do Sul porque fideliza o propósito de homenagear personalidades empresariais de Caxias do Sul e Região que tenham se destacado por sua performance ética, moral e profissional, evidenciada pela conduta empreendida e pelas atividades desenvolvidas em seus segmentos.

Slaviero lembra que o Mérito chega à sua 25ª edição. Os industriais indicados foram avaliados e escolhidos por uma Comissão Especial da entidade. Durante a solenidade do Mérito Gigia Bandera, o SIMECS será lançará a 19ª edição do Balanço Social. O Balanço Social tem por objetivo informar os investimentos feitos pelas mais de três mil indústrias metalúrgicas, especialmente na área social, tornando pública a preocupação e empenho das políticas empresariais em proporcionar aprendizado, formação técnica e oportunizar vários programas assistenciais a milhares de trabalhadores e seus dependentes. Entre os benefícios concedidos, destacam-se: salários, programas de saúde, educação, transporte, alimentação, participação nos lucros e resultados.

A solenidade de entrega da outorga que está marcada para o dia 30 de novembro de 2018, no Intercity Premium Hotel, em Caxias do Sul deverá receber um público de 300 pessoas.

Quem foi Gigia Bandera?

O Troféu Gigia Bandera foi instituído pelo SIMECS em novembro de 2005. É uma obra de traços firmes e fortes, esculpidos no rosto de uma mulher, traduzindo a altivez, a experiência e o empreendedorismo de Luigia Carolina Zanrosso Eberle – Gigia Bandera, a pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e região. A obra criada pelo artista plástico Jesiel Bellini foi fundida em resina de poliéster, pintada com tintas e pigmentos imitando o bronze. Seu pedestal foi esculpido em madeira de imbuia e finalizado com plaquetas de metal identificando a homenagem e o homenageado.

Natural de Monte Magré, Província de Vicenza, Itália, Gigia Bandera nasceu em 2 de junho de 1854. Em 1878, casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle, com quem teve 10 filhos. Em 1884, chegou ao Brasil, instalando-se com a família em Caxias do Sul. Em 1886, o marido Giuseppe, então agricultor, comprou de Francisco Rossi uma funilaria na Rua Sinimbu. Com o tempo, decidiu dedicar-se somente às atividades agrícolas, cabendo a Gigia Bandera o aprendizado na pequena indústria. Luiza atendia ao balcão, trabalhava na oficina como funileira, fabricando e consertando peças para depois vendê-las, e cuidava dos filhos.

Como pioneira do seu tempo, a microempresária Gigia Bandera é reconhecida como uma mulher empreendedora, que impulsionou desde a sua época o desenvolvimento industrial regional. Transcendendo o tempo, o SIMECS faz de Gigia Bandera a síntese do Mérito Metalúrgico, reconhecendo desde 1987 personalidades que, com sua visão estratégica, representação institucional, empresária e de defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações.

Fonte: Assessoria de Comunicação



Voltar para página anterior

SIMECS

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

Fone/Fax (54) 3228.1855

simecs@simecs.com.br